Blog

Cuide-se
Cuide-se
Cuide-se

Cuidem-se

Cuidem-se

Vocês já pararam para pensar na importância que temos na vida das pessoas? Compreendem a nossa relevância para o mundo? Nesta publicação pretendo fazer uma reflexão conjunta e lhes mostrar que somos sim muito importantes uns para os outros, porém temos que nos cuidarmos e procurar um tempo para o relacionamento com familiares e amigos. Vamos lá?

As adversidades do dia a dia:

A rotina diária de quem trabalha ou tem algum tipo de ocupação nos tomam grande parte do tempo. Encontramos dificuldades de deslocamentos entre outros problemas por: falta ou péssimas condições de transporte, trânsito, vias esburacadas e excesso de veículos nas ruas. Essas adversidades somadas às questões de ordem pessoais, como: responsabilidades com a vida do lar, maridos, mulheres, filhos, dívidas, realizações pessoais, estudos, etc, deixam condições pouco favoráveis para cuidarmos de nós mesmos.

O relacionamento com amigos e familiares:

Neste mundo de ocupações e preocupações da vida cotidiana, quase não dispomos mais de tempo para nos relacionarmos com amigos e familiares presencialmente, isto de certa forma, acaba afetando o nosso comportamento, por que recebemos cobranças de filhos, pais, primos, amigos de infância, sobre as nossas longas ausências, as quais na maioria das vezes a justificamos exatamente como “falta de tempo”.

Os cuidados com a saúde:

Sob as mesmas alegações deixamos os “Exames periódicos de saúde”1 para segundo plano. Contudo, faço uma observação, ainda que pareça ser repetitivo, sinto-me na obrigação como Educador físico de alertá-los dos riscos, sobre os quais uma alimentação repleta de alimentos gordurosos, açucarados, salgados, somados ao sedentarismo, podem levá-los ao sobrepeso e a obesidade, que por sua vez favorecem o surgimento de doenças como Diabetes Mellitus do Tipo II, Hipertensão Arterial, Aterosclerose, às cardiopatias, e por conseguinte, aos riscos de AVC ou INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. Lembrem-se que saúde está diretamente relacionada à “qualidade de vida”2.

Como podemos gerenciar melhor o nosso tempo:

Diante das situações citadas, faço as sugestões abaixo, as quais apliquei na minha vida e deram excelentes resultados, porém nada impede que cada um se organize ao seu jeito ou que consulte profissionais e bibliografias a respeito. Acredito que com elas possa ajudá-los:

  • Criem um planejamento com objetivos e metas a serem exequíveis, nele estabeleçam rotinas e horários. Organização é o primeiro passo para quem pretende encontrar tempo para si mesmo;
  • Caso seja possível, realizem exercícios físicos logo nas primeiras horas da manhã, pois nunca saberemos como será o resto do seu dia. Muitos acabam desistindo de treinar exatamente pelo surgimento de imprevistos;
  • Encontrem um tempo para: se cuidar, meditar, orar, ouvirem suas músicas preferidas, comprarem as roupas que mais gostem, ficarem um pouco só, por a mente em ordem, inclusive estimulá-la com boas leituras;
  • Procurem fazer refeições em horários pré-estabelecidos, com alimentos saudáveis e jamais deixem de se hidratar;
  • Façam os exames de saúde;
  • Amem inicialmente a si mesmos, certamente, entenderão muito mais a importância de amarem ao próximo;
  • Não esqueçam de que os familiares e amigos também fazem parte das nossas vidas, logo, dediquem um tempo para confraternização, visitas e relacionamento com eles.

Os principais benefícios:

Melhorias na saúde emocional, espiritual, física, financeira, qualidade de vida, sono, controle da ansiedade, sociabilidade, espírito de coletividade, automotivação, autoestima e autorrealização.

 

  1. Exames periódicos de saúde. Disponível em http://www.wilsoncarlospersonal.com.br/exames-periodicos-de-saude/. Acesso em 29jan2018.
  2. Qualidade de Vida. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_vida . Acesso em 30jan2018.
  3. Como meditar: passo a passo. Disponível em http://www.culturadapaz.com.br/como-meditar-passo-a-passo/. Acesso em 30jan2018.
  4. Crédito de imagem: freeimages.

Compartilhe este post

Comentários (2)

  • Breno Reply

    Excelente artigo
    Poderia comentar mais sobre o tema
    http://afinandocintura.com/

    28/04/2018 at 12:29
    • wilsoncarlos Reply

      Boa tarde meu amigo Breno, desculpe-me por não ter visto as postagens antes. Falarei sim. Obrigado pela sugestão. Um fortíssimo abraço.

      23/05/2018 at 12:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *