Blog

Personal Trainer: conheça este profissional.

Olá amigos, tudo bem?

O Personal Trainer é um profissional de fitness licenciado em Educação Física, qualificado a desenvolver e prescrever programas de treinamento físico individualizado, preferencialmente com conhecimento nas áreas de treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e biomecânica do movimento1.

Ele deve estar capacitado a dar e supervisionar treinamentos individuais ou coletivos para pessoas e direcionar a metodologia específica a fim de atender àqueles que estão lhe contratando e deve possuir registro regularizado no Conselho Regional de Educação Física.

Os locais de prestações de serviços vão além de academias particulares e clubes, estendem-se também em condomínios, residências, empresas e/ou outros locais que vão ao encontro dos desejos dos alunos, onde pode lhes serem ministradas aulas de fortalecimento muscular, pilates, yoga, danças, alongamentos, reabilitações, esportes individuais e coletivos.

Sua atuação se torna mais eficaz se fizer parte de uma equipe multidisciplinar formada por outros profissionais da área da saúde, entre eles médicos cardiologistas e ortopedistas, fisioterapeutas, nutricionistas, nutrólogos e psicólogos.

É muito importante que este profissional tenha conhecimento de informações pessoais e das condições clínicas e físicas dos seus alunos, para que possa prescrever programas de treinamentos capazes de atingir seus objetivos. Para que isso aconteça há a necessidade de atualização constante de informações, pois assim, poderá atuar de forma a mantê-lo sempre motivado nos períodos de treinamento.

 

As principais vantagens de contratar um Personal Trainer são ter:

  • horários, locais e dias exclusivos;
  • plano de treinamento adequado a sua realidade;
  • análise pormenorizada de exames médicos e avaliações físicas de forma conjunta com você, possibilitando o seu entendimento dos objetivos a serem alcançados em cada fase ou no final de cada período;
  • orientações sobre vestimentas apropriadas para cada tipo de atividade;
  • fiscalização constante nas execuções de cada movimento evitando assim a permanência em erros que poderá ocasionar lesões;
  • variações de atividades não permitindo que as aulas se tornem monótonas e desinteressantes;
  • otimização do tempo, minimizando eventuais atrasos nas aulas ou até mesmo nas execuções dos exercícios, sobretudo daqueles realizados em aparelhos nas academias de musculação;
  • decisão conjunta sobre os exercícios a serem realizados pelo aluno de forma a deixar o treinamento mais atraente;
  • estabelecimento de metas e prazos.

Importantes qualidades a serem observadas num Personal Trainer:

  • assiduidade;
  • comprometimento com o aluno;
  • clareza na transmissão dos métodos propostos para que a planilha de treino seja de fácil entendimento;
  • segurança na prescrição e correção dos níveis de intensidade, intervalos, volume e outras variáveis dentro das possibilidades individuais de cada aluno, a fim de reduzir os riscos de lesões;
  • criatividade;
  • respeito;
  • capacidade de motivação para a aula;
  • demonstração de conhecimentos sobre o assunto e atualizações frequentes sobre a matéria e equipamentos.

O treinamento personalizado possibilita baixar o percentual de gordura corporal, melhorando assim os níveis de colesterol e triglicérides, bem como a glicemia sanguínea, a redução da pressão arterial em repouso, melhora o diabetes, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora o tônus muscular, deixa o aluno mais motivado, eleva a autoestima na medida em que os resultados surgem, previne doenças, sobretudo as cardiovasculares e reduz as possibilidades de mortalidades associada a elas.

 

Fontes de consultas:

1. Ideias de Negócios- Personal Trainer. SEBRAE. Disponível em http://intranet.df.sebrae.com.br/download/portal/personal-trainer.pdf. Acesso em 21nov2017.

2. Filho, Luiz Antônio Domingues. Como Montar e Administrar um Estúdio de Personal Training. 1ª edição, Lura Editorial – São Paulo – 2017.

3. O que é ser um Personal Trainer? Disponível em http://www.educacaofisica.com.br/noticias/o-que-e-ser-personal-trainer/. Acesso em 11nov2017.

4. Funções de um Personal Trainer. Disponível em http://opersonaltrainer.com/2016/03/funcoes-de-um-personal-trainer/. Acesso em 14nov2017.

5. Personal Trainer, Confira as Vantagens de Treinar com Personal. Disponível em https://mundocorpore.com.br/personal-trainer-vantagens-de-treinar-com-personal/. Acesso em 29nov2017.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *